"Uma pessoa que nunca cometeu um erro nunca tentou algo de novo"
Albert Einstein

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Momento de Ciência


 Quinta-feira, dia 16 de fevereiro, os alunos Hugo Vaz, Andreia Sofia, Ana Vieira e Joana da turma do 11º P da nossa escola, visitaram a nossa aula de Matemática e realizaram várias atividades envolvendo Funções.
Nestas atividades foram utilizados uma calculadora gráfica e um CBR. Para quem não sabe o que é um CBR, nós explicamos. É um aparelho que envia ondas e quando essas mesmas ondas “batem” no objeto são reenviadas de novo para o CBR (que está ligado à máquina de calcular) e a calculadora indica, através de um gráfico, a distância a que esse objeto está do CBR. Isto serviu para pôr à prova os conhecimentos adquiridos pelos estudantes do 8º ano nas aulas de Matemática com a professora Brigitte Lopez.
Foi um “momento” com a duração de aproximadamente 45 minutos em que o balanço é positivo, sendo que o único problema apontado foi o facto de não existirem mais experiências deste tipo. A nossa Diretora de Turma (Brigitte Lopez) diz que achou ser uma experiência muito interessante e sem dúvida muito importante.



Prof.ª Brigitte Lopez:“Achei a atividade muito interessante quer pela importância que se dá ao trabalho com aplicações e modelação matemática no Ensino, como também por permitir o desenvolvimento da capacidade de utilizar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real. O facto de esta atividade ter sido dinamizada por alunos do 11.º ano despertou ainda mais a curiosidade e interesse dos alunos do 8.º C. Parabéns pela iniciativa!”
            No final desta notícia, deixamos a incógnita: Será que os alunos aprenderam algo de novo? 
                                                                                                                                            Notícia escrita por: Tomás Rodrigues Lopes - 8ºC

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Educ´arte

A nossa turma tem um novo projeto chamado Educ´arte.

Pretende-se com este projeto fomentar a capacidade de inovação, criatividade e espírito crítico num contexto de deteção de oportunidade de negócio e ainda desenvolver um ambiente propício à inovação e criatividade; Iremos assim criar a nossa empresa “Educ_arte” cuja atividade seja a venda de artigos feitos por nós. Alguns artigos serão feitos a partir de materiais recicláveis, promovendo assim uma educação ambiental.
A empresa terá alunos responsáveis pela contabilidade da mesma.
Com este projeto, pretendemos também abordar algumas temáticas como o Ambiente, Comunicação, Entretenimento e Escola.
Assim, e citando Peter Druker:

«A melhor forma de prever o futuro é construí-lo»